15. Blog Fácil – Post Padrão

Veja como criar seus posts utilizando o Blog Facil.


15. Blog Fácil – Post Padrão

Veja como criar seus posts utilizando o Blog Facil.

 15. Blog Fácil – Post Padrão
15. Blog Fácil – Post Padrão
Imagem: Reprodução | Divulgação

As publicações de artigos são bastante simplificadas, tenho certeza que depois que você realizar 3 publicações você já vai estar 100% adaptado

Antes de começar a escrever um post precisamos definir algumas etapas importantes para desenvolver um bom artigo:

  1. Determine seu objetivo principal: antes de começar a escrever, é importante que você determine o objetivo principal do seu post. Você está tentando ajudar os leitores a resolver um problema específico ou está querendo compartilhar algum conhecimento?
  2. Escolha um título atraente: o título é o que atrai os leitores para o seu post. Então, seja criativo e escolha um título que seja interessante e informativo.
  3. Crie um ótimo conteúdo: é importante que você forneça conteúdo de qualidade para os seus leitores. O conteúdo deve ser informativo, interessante e relevante.
  4. Aprenda a escrever para web: Escrever para web é diferente de escrever para um livro ou jornal. Os leitores estão procurando conteúdo de qualidade que seja conciso e fácil de ler.
  5. Utilize imagens e vídeos: as imagens e vídeos podem tornar o seu post mais interessante e atraente. Então, certifique-se de incluí-los no seu post.
  6. Promova o seu post: assim que o post estiver pronto, é importante que você promova o post nas redes sociais. Isso irá ajudar a aumentar o seu alcance.

De posse deste entendimento podemos partir para o layout que temos para criação de post padrão:

 

 

 

Titulo: Defina um título pensando no SEO ( resultado orgânico )

Os títulos devem refletir o seu interesse relacionado a posicionamento orgânico, pois ele vai ser interpretado pelo algorítimo e vai gerar a url e tambem os breadcrumbs no projeto.

Recomento que não extrapole no tamanho do título e procure iniciar com a palavra chave foco. Um tamanho legal para o algorítimo que venho utilizando ao longo dos anos é 65 caracteres.

Conteúdo: Procure fazer publicações que entregue realmente o que foi anunciado no título, explore o conteúdo utilizando marcações, negrito, italico, imagens, videos.

Recomendo que crie paragrafos curtos, ler textão é cansativo, resuma o conteúdo e entregue o maximo com o mínimo.

Outro detalhe interessante de se levar em conta é que o conteúdo não precisa ser gigantesco, faça posts de no minimo 500 palavras e no maximo 1500 palavras.

Palavra Chave: Você pode focar em 3 palavras chaves por publicação, explore o conteúdo e utilize a repetição delas ao menos 2 vezes no conteúdo todo.

Sub-títulos: O Blog Fácil foi construido para que você utilize apenas titulos com a tag H3, então não use outras tags html como hierarquia de contúdo.

 

Sobre quais assuntos posso trabalhar com o post padrão?

Você pode usar o modelo padrão para escrever sobre qualquer assunto, é um modelo de post genérico. Serve para qualquer tipo de publicação, no entanto temos a opção de Modelo de Post FAQ que é exclusivo para trabalhar perguntas e respostas sobre um tema específico.

Para saber mais sobre o modelo de FAQ acesse na documentação 16. Blog Facil – Post FAQ

 

 

Note os paragrafos são curtos, não utilize paragrafos grandes.

Defina as meta informações que serão veiculadas no Google e em redes sociais quando sua publicação for compartilhada.

Este titulo pode ser maior, se o seu objetivo é entregar conteúdos para redes sociais , Google Discovey e Google News é importante saber que a imagem o título e a descrição do post devem ser chamativos, despertar o interesse do leitor.

 

Relacionados: Estes posts são inseridos automaticamente no conteúdo, ele faz a leitura dos ultimos 3 artigos publicados na categoria em que o post pertence e recomenda sem você precisar fazer nada.

No entanto eu recomendo que você selecione sempre 3 publicações a sua escolha para fazer parte deste conteúdo recomendado, não deixe no automatico.

 

Schemas: Os schemas são bastante simples de serem adicionados aos seus posts basta habilitar com um clique.

Para saber um pouco mais sobre os dados estruturados que utilizamos no Blog Facil acesse na documentação 18. Blog Facil – Schemas.

 

 

 

Documentações
Old School: Web Fácil e do jeito certo - 2023