Blog Post

Home > Blog Post
Nova inteligência artificial do Google em ação!
Publicado: 8/12/2023 - 14h41

Nova inteligência artificial do Google em ação!

Google anunciou hoje o Gemini, um grande modelo de linguagem multimodal, e confirmou que o modelo de IA será adicionado à Pesquisa e aos Anúncios no próximo ano.

Leonardo Pederzoli
Leonardo Pederzoli
Fundador
contato@seo.emp.br


    Gemini na Pesquisa. O Gemini estará disponível na Pesquisa, Anúncios e outros produtos do Google nos próximos meses. Enquanto isso, o Google Search já está testando o Gemini, o qual reduziu a latência das respostas da Experiência Generativa de Pesquisa em 40% para o inglês nos EUA e levou a outras melhorias de qualidade não especificadas, disse o Google.

    Como o Gemini mudará a Pesquisa?

    O CEO da Alphabet, Sundar Pichai, e Demis Hassabis, da DeepMind, foram questionados sobre isso pelo Platformer. Como de costume, o Google manteve vago e falou principalmente sobre a SGE – não a Pesquisa como um todo, o que poderia ser revelador:

    Agora você está dizendo que o Gemini virá para a pesquisa no próximo ano. Como você vê isso mudando a experiência de pesquisa?

    Pichai: Já estamos experimentando com ele na experiência generativa de pesquisa e, à medida que estamos experimentando com ele, está impulsionando melhorias em todos os aspectos. Pensamos no Gemini como fundamental – ele funcionará em todos os nossos produtos. A Pesquisa não é diferente.

    Uma das coisas que a pesquisa tem se esforçado muito é a multimodalidade em geral. Mas hoje eles tiveram que fazer todo o trabalho árduo de tornar a pesquisa multimodal. O Gemini como modelo fundamental lhes dá essa capacidade [nativamente], então acho que essa é uma área onde eles inovarão.

    Você acha que, a médio prazo, o Gemini na pesquisa aumenta o número de vezes que você obtém as informações que precisa na página de resultados sem ter que visitar um site?

    Pichai: Nossa visão fundamental é que as pessoas vêm à pesquisa para experimentar a riqueza e a diversidade da web e do ecossistema de conteúdo. Então, mesmo que com a experiência de pesquisa generativa possamos expandir o que fazemos, na verdade estamos projetando o produto de forma que as pessoas possam explorar. E acho que é isso que os usuários querem. Vejo isso como uma proposta de valor fundamental da pesquisa, então isso será parte de nosso objetivo à medida que evoluímos o produto.

    O que é o Google Gemini

    Oficialmente conhecido como Gemini 1.0, é um grande modelo de linguagem que pode trabalhar com todos os tipos de informações – texto, imagens, áudio, vídeo ou código.

    O Gemini aproxima o Google competitivamente do modelo GPT da OpenAI. Três “tamanhos” do Gemini foram anunciados:

    • Ultra, para tarefas altamente complexas.
    • Pro, o “modelo de melhor desempenho” do Google para uma ampla gama de tarefas.
    • Nano, para tarefas em dispositivos (ou seja, telefones Android como o Pixel).

    Gemini em Bard

    O Google Bard agora é alimentado por uma “versão ajustada” do Gemini Pro. Isso dá ao Bard um raciocínio, planejamento e compreensão mais avançados, disse o Google.

    Chamando isso de “maior atualização” do Bard desde o lançamento, agora está disponível em inglês em mais de 170 países, com planos de expandir ainda mais em “um futuro próximo”.

    O Bard Advanced, uma nova versão alimentada pelo Gemini Ultra, também estreará no início do próximo ano, disse o Google. Não está claro quanto custará o Bard Advanced, se é que custará algo.

    O Google DeepMind também compartilhou um relatório que constatou que o Gemini superou o GPT-3.5 em seis de oito benchmarks da indústria. Mas a OpenAI oferece o GPT-4 desde março.

    Por que isso importa. Embora o Gemini esteja sendo testado apenas na Pesquisa, o Google confirmou que fará parte da experiência de Pesquisa do Google em breve.

    Além disso, se você tem usado o ChatGPT para qualquer uma de suas tarefas diárias, pode querer verificar o Bard aprimorado para ver se o Bard corresponde ou supera a versão gratuita do ChatGPT, alimentada pelo GPT-3.5.

    Citação: Google unveils Gemini, Platformer

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *