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Palavras-chave de marcas e concorrentes no PPC
Publicado: 10/12/2023 - 16h54

Palavras-chave de marcas e concorrentes no PPC

A decisão de fazer lances em palavras-chave de marca e concorrentes depende de vários fatores, incluindo objetivos de negócios, concorrência e estratégia de marketing. Avalie cuidadosamente esses aspectos para determinar a abordagem mais eficaz para a sua marca.

Leonardo Pederzoli
Leonardo Pederzoli
Fundador
contato@seo.emp.br


    Tipos de palavras-chave de marca e concorrentes

    Palavras-chave de marca e concorrentes têm quatro variações:

    • Sua própria marca comercial.
    • A marca comercial do seu concorrente.
    • Marcas de terceiros que você vende.
    • Marcas de terceiros com as quais você não negocia, mas concorre diretamente com as marcas que você negocia.

    Este artigo se concentrará em fazer lances nas marcas comerciais.

    Benefícios e desvantagens de fazer lances em termos de marcas

    Fazer lances em termos de marca na publicidade paga tem tanto benefícios quanto desvantagens:

    Vantagens

    • Proteja sua posição de marca e conquiste o Resultado de Pesquisa 1.
    • Afaste a perda de tráfego de marca para concorrentes.
    • Aumente a confiança tendo uma presença paga e orgânica, ajudando também a dominar os resultados da pesquisa.
    • Taxas de conversão mais fortes serão vistas através de anúncios de marca, o que pode melhorar os dados de desempenho da conta. Também permite que você empurre potenciais clientes para a conversão.
    • Mais controle sobre como o anúncio de marca é posicionado. Embora o orgânico seja uma promoção gratuita, você tem controle limitado sobre como a listagem de pesquisa aparece e para qual página o usuário é direcionado. Através da pesquisa paga, você pode personalizar a mensagem do anúncio.
    • Crie facilidade para seus clientes em busca da sua marca.
    • Escolha onde os clientes acessam seu site. Por exemplo, se você deseja que os abandonadores de carrinho acessem diretamente o carrinho se retornarem dentro de um determinado período de tempo.
    • Custo por clique (CPC) mais barato, o que significa que você pode direcionar mais tráfego para o site dentro do seu orçamento.

    Desvantagens

    • Pagar por tráfego que já está procurando por você. Pode ser frustrante pagar pelo tráfego de marca, mas sem fazê-lo, você pode perder esse tráfego para concorrentes.
    • Não apoia a aquisição de novos clientes, pois os usuários já estão familiarizados com sua marca.

    Benefícios e desvantagens de fazer lances em termos de concorrentes

    Por outro lado, fazer lances em termos de concorrentes na publicidade paga também vem com seu conjunto de benefícios e desvantagens.

    Vantagens

    • Aumenta a visibilidade e a conscientização da sua marca. Mesmo que o usuário não clique, ele fixa sua marca em suas mentes.
    • Rouba tráfego e vendas de seus concorrentes.

    Desvantagens

    • Pode aumentar o CPC, pois aumenta a concorrência pelos termos.
    • Pontuações de qualidade mais baixas, pois a relevância do seu anúncio será baixa, levando a CPCs mais altos e menor entrega de anúncios.
    • Taxas de cliques mais baixas.
    • Taxas de conversão mais baixas.
    • Pode causar lances retaliatórios em sua própria marca.

    Quando licitar em termos de marca e concorrente

    Decidir quando fazer lances em termos de marca e concorrentes em sua estratégia de pesquisa paga depende de seus objetivos específicos de negócios, cenário de concorrência e estratégia de marketing geral. Aqui estão algumas considerações:

    Quando os concorrentes também estão fazendo lances em sua marca

    • Se um concorrente começa a fazer lances em seus termos de marca e você não tem presença publicitária, sua listagem orgânica nem sempre é suficiente. Nesse cenário, você pode começar a perder tráfego de marca para concorrentes.
    • Ao lançar seus próprios anúncios de marca, você pode proteger sua posição de marca e tráfego. Seus concorrentes terão baixa relevância de anúncio, então você pode retomar a posição superior lançando seu próprio anúncio.

    Se você tem estado realizando atividades de branding em outros canais

    • Se você tem direcionado orçamento para atividades de conscientização de marca, você quer garantir que capitalize sobre as pesquisas de marca aumentadas que isso deveria estar gerando.

    Quando você quer segmentar conjuntos de público específicos

    • Usar termos de marca e concorrentes em conjunto com públicos de remarketing pode ajudar a personalizar a mensagem de seu anúncio e páginas de destino. Isso pode aumentar a probabilidade de cliques e conversões.

    Se você tem um nome de marca genérico

    • Se o nome da sua marca tiver múltiplos significados ou você compartilhar o nome com outras marcas em diferentes indústrias (por exemplo, Monday, Domino’s), você pode ter dificuldades para se classificar organicamente. Fazer lances em seus termos de marca pode ajudá-lo a combater isso e aparecer de forma mais proeminente e frequente.
    • Não resolverá todos os problemas de nomes de marca compartilhados se as outras marcas também estiverem fazendo lances, mas lhe dará uma melhor oportunidade de aparecer.

    Quando você pode não precisar ou querer fazer lances em termos de marca e concorrente

    Há cenários em que fazer lances em termos de marca e concorrente pode não ser necessário ou desejável. Aqui estão algumas situações em que você pode optar por evitar fazer lances nesses termos:

    Quando não há concorrência fazendo lances pela sua marca

    • Se não houver concorrentes fazendo lances e você tiver a posição orgânica superior, seu orçamento pode ser melhor aplicado em outro lugar.
    • Você pode verificar a atividade de lances dos concorrentes usando as ferramentas Auction Insights e Ad Preview and Diagnosis.

    Se você tem um acordo mútuo com seus concorrentes

    • Onde as relações são amigáveis, às vezes existem acordos para não fazer lances nos nomes de marca um do outro.

    Se sua oferta não é única, competitiva ou convincente

    • Neste caso, você pode não ter o apelo para atrair cliques longe da concorrência se os usuários já estiverem procurando por eles.

    Se você tem uma baixa taxa de conversão

    • Se sua taxa de conversão for baixa para sua marca existente, tráfego orgânico ou direto, você estará melhor em investir para melhorar isso antes de tentar fazer lances em termos de concorrentes.

    O que ter em mente se você decidir fazer lances

    Se você decidir fazer lances em termos de marca e concorrente em suas campanhas de pesquisa paga, é importante manter várias considerações-chave em mente:

    • Garanta que você não pague demais pelo tráfego. Teste diferentes estratégias de lances. Descobri que Maximizar Cliques é o mais eficaz, mas isso varia por marca.
    • Adicione palavras-chave negativas. Você não quer pagar por tráfego que busca onde enviar reclamações ou empregos, por exemplo.
    • Seja inteligente com quais palavras-chave de concorrentes você direciona. Por exemplo, pessoas que procuram por avaliações ou alternativas dos concorrentes.
    • Use observações de público. Observe o tráfego do seu site e os clientes se você estiver fazendo lances em concorrentes.
    • Considere e ajuste suas configurações regulares, como horários de anúncio.

    Os prós e contras de fazer lances em palavras-chave de marca e concorrentes

    Palavras-chave de marca e concorrentes podem ser importantes para sua estratégia de pesquisa paga. Você deve revisar a atividade de seus concorrentes, objetivos comerciais e posição para decidir se fazer lances é certo para sua marca.

    Além de palavras-chave na rede de pesquisa, você também pode considerar como seus anúncios aparecem para pesquisas de marca e concorrentes em anúncios de compras e como você pode usar concorrentes para construir segmentos personalizados.

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