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Alcance o Sucesso com SEO B2B
Publicado: 7/12/2023 - 01h02

Alcance o Sucesso com SEO B2B

Veja como dominar o SEO para impulsionar suas vendas B2B e alcançar o sucesso no mercado. Dicas valiosas e estratégias eficazes!

Leonardo Pederzoli
Leonardo Pederzoli
Fundador
contato@seo.emp.br


    Entendendo a jornada do comprador B2B

    A jornada do comprador ainda pode ser vista através da lente tradicional do funil de compras, que envolve a consciência, consideração e decisão.

    No entanto, nos últimos anos, os compradores B2B têm explorado cada vez mais soluções e realizando pesquisas até mesmo no final do funil.

    Compreendendo a intenção por trás das pesquisas de compradores em potencial – seja para saber, ir, fazer ou comprar – é fundamental para determinar o tipo apropriado de conteúdo a ser fornecido em cada estágio de sua jornada.

    Estágio de consciência

    • O início da jornada do comprador B2B.
    • Neste ponto, os clientes em potencial estão apenas começando a reconhecer um problema ou necessidade e estão buscando conteúdo informativo para obter insights ou respostas.
    • O SEO deve se concentrar em direcionar palavras-chave amplas e informativas que se alinhem com as consultas gerais de seu público-alvo.

    Estágio de consideração

    • Os compradores em potencial definiram claramente seu problema ou necessidade e agora estão explorando diferentes soluções, produtos ou serviços.
    • Neste período mais focado, eles comparam opções, leem avaliações e se aprofundam nos detalhes de cada solução.
    • O conteúdo de SEO deve ser elaborado para destacar os pontos de venda exclusivos de seus produtos ou serviços e como eles se comparam aos concorrentes, aproveitando estudos de caso, avaliações e depoimentos.

    Estágio de decisão

    • O comprador tem todas as informações necessárias e está pronto para comprar.
    • Esta fase é caracterizada por pesquisas específicas de alta intenção que podem incluir nomes de produtos específicos, informações de preços ou detalhes de implementação.
    • O SEO é crucial para capturar pesquisas de alta intenção e direcioná-las para páginas otimizadas para conversões.

    Dicas de SEO B2B para o estágio de consciência

    1. Comece sua pesquisa de palavras-chave no início do funil

    Desenvolver uma estratégia de SEO B2B eficaz começa identificando seu público-alvo e entendendo suas necessidades, comportamentos de pesquisa e personas.

    Uma vez que você obtém essa compreensão sólida, explore como seu comprador conduz pesquisas online com pesquisa de palavras-chave.

    Se você é um profissional de SEO que trabalha para uma agência, agora é a hora de conhecer os produtos do seu cliente e a linguagem específica da indústria, se você ainda não fez isso.

    A intenção por trás das pesquisas de compradores em potencial – seja para saber, ir, fazer ou comprar – é fundamental para determinar o tipo apropriado de conteúdo a ser fornecido em cada estágio de sua jornada.

    2. Entenda a diferença B2B

    O funil de vendas para compras B2B é frequentemente mais longo e complicado do que seu equivalente B2C. Existem múltiplos stakeholders de alto escalão e um foco maior no retorno sobre o investimento e no resultado final.

    Até mesmo nestes estágios iniciais, crie conteúdo relevante que:

    • Fale sobre a eficiência e eficácia do seu produto ou serviço.
    • Seja facilmente traduzível para os tomadores de decisão que podem estar distantes do processo imediato.

    O foco do conteúdo neste estágio deve ser construir visibilidade e confiança, o que pode ser alcançado por meio de postagens de blog, guias e vídeos introdutórios.

    3. Crie conteúdo que guie os compradores

    Ao criar e otimizar conteúdo, mantenha seu usuário final em mente e visualize sua jornada de compra. Os clusters de tópicos são uma excelente maneira de mover os visitantes da consciência para o estágio de consideração.

    Ao cobrir completamente um tópico, você fornece informações valiosas ao seu público e aumenta a probabilidade de dominar as páginas de resultados do mecanismo de pesquisa (SERPs) para uma variedade de consultas relacionadas, não apenas palavras-chave isoladas.

    Por exemplo, considere um provedor de software CRM para pequenas empresas. Uma página pilar com o tópico “Guia abrangente para CRM para pequenas e médias empresas” pode capturar pesquisadores de consciência com as palavras-chave “software de crm” e “software de crm para pequenas empresas”, enquanto links para páginas de cluster como “Escolhendo o CRM certo para sua pequena empresa: O que procurar” e “Maximizando o ROI do CRM: Estratégias para PMEs” oferecem insights adicionais e informações específicas do produto enquanto levam o leitor mais perto da compra.

    A jornada do comprador B2B é única e exige uma abordagem distinta, combinando técnicas tradicionais de SEO com uma compreensão profunda do processo de compra B2B e da oferta específica de um determinado negócio. Use essas estratégias para orientar os compradores B2B a tomar decisões informadas de forma eficaz. Manter-se ágil e informado ajudará você a manter uma vantagem competitiva e impulsionar um engajamento significativo com seu público-alvo.

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